Pedra na Vesícula: Causas e Sintomas
Também conhecida como cálculo biliar, a pedra é formada na vesícula, órgão localizado na parte inferior do lobo direito do fígado, onde a bile se concentra e de onde é espalhada sobre a atuação de um hormônio intestinal.
Muitas vezes, não causa nenhum sintoma, exceto quando bloqueia algum ducto biliar. Quando isso acontece, pode causar dor intensa e repentina.
Estima-se que cerca de 10% a 15% da população conviva com o problema, mas somente de 15% a 25% destas pessoas terão sintomas agudos.
Não se sabe ao certo as causas do problema, mas os médicos acreditam que a doença está relacionada aos seguintes aspectos:
Colesterol alto
Se a sua bile contém muito colesterol, essa pode ser uma causa da pedra na vesícula, mas por quê?
Normalmente, a nossa bile contém substâncias químicas suficientes para dissolver o colesterol excretado pelo fígado. Mas se o fígado excreta mais colesterol do que sua bile pode dissolver, o excesso pode formar cristais e favorecer o aparecimento da pedra na vesícula.
Alta concentração de bilirrubina
A bilirrubina é uma substância produzida pelo fígado como resultado da degradação da hemoglobina durante a filtração dos glóbulos vermelhos. Até aí, tudo bem.
O problema é que algumas condições fazem com que seu fígado produza muita bilirrubina, como no caso da cirrose hepática, algumas infecções do trato biliar e certos distúrbios sanguíneos. Pessoas que sofrem destas condições, podem ter alta concentração de bilirrubina e ter mais chances de desenvolver pedra na vesícula.
Esvaziamento incorreto da vesícula biliar
Se sua vesícula biliar não esvaziar completamente ou com a frequência necessária, a bile pode ficar muito concentrada, e isso contribui para a formação das pedras.
Na literatura nacional, a comunidade médica também associa a condição aos fatores abaixo:
- Dieta rica em gorduras e carboidratos e pobre em fibras;
- Vida sedentária que aumenta o mau colesterol e reduz o colesterol bom;
- Diabetes;
- Obesidade;
- Hipertensão;
- Cigarro;
- Uso prolongado de anticoncepcionais;
- Alto nível do hormônio estrogênio;
- Predisposição genética.
Pedra na vesícula: Sintomas
Os sintomas mais comuns de pedra na vesícula incluem:
- Dor intensa do lado direito superior do abdômen, que pode irradiar para o tórax ou para as costelas;
- Febre;
- Náuseas e vômitos;
Icterícia: amarelamento da pele e dos olhos; - Urina escura;
- Dor de estômago;
- Diarreia;
- Indigestão;
- Temperatura alta.
Caso você sinta dores intensas e persistentes no lado direito do abdômen, procure imediatamente um médico para poder realizar os exames necessários e chegar a um diagnóstico.