Refluxo Gastroesofágico: Sintomas e Tratamentos
Sofre com refluxo? Conheça os principais sintomas e tratamentos do refluxo gastroesofágico. Cuide da sua saúde e melhore sua qualidade de vida. Saiba mais!
O que é o refluxo gastroesofágico?
O refluxo gastroesofágico é caracterizado pelo retorno do conteúdo gastroduodenal para o esôfago e órgãos vizinhos. Os sintomas podem ser de natureza esofágica ou, em casos raros, envolver outros órgãos.
A causa da doença do refluxo gastroesofágico, em grande parte das vezes, é o mau funcionamento do esfíncter que fica entre o esôfago e o estômago. Esta condição é mais frequente em pessoas acima do peso, com uma dieta rica em gordura e que consomem álcool com frequência.
Principais sintomas do refluxo gastroesofágico:
Essa condição é considerada uma doença moderna, que está associada a maus hábitos alimentares, tabagismo e estresse, provocando diversos sintomas nas pessoas. Os mais comuns são:
- Azia e queimação no estômago;
- Tosse crônica;
- Asma;
- Pigarro;
- Rouquidão;
- Apneia do sono;
- Pirose e regurgitação;
- Dor torácica não cardíaca;
- Fibrose pulmonar.
Como tratar refluxo gastroesofágico?
Para aqueles que possuem incertezas sobre como lidar com o refluxo, é relevante destacar que o tratamento começa com alterações no estilo de vida, tais como ajustes na alimentação.
Caso os sintomas persistam, há a possibilidade do médico recomendar o uso de medicamentos, podendo ser estes utilizados por um longo período ou apenas durante crises específicas.
Em situações mais graves, quando os medicamentos não conseguem controlar os sintomas, o médico especialista pode recomendar a realização de uma cirurgia para tratar o refluxo e solucionar as causas da doença.
Confira a seguir as principais formas de tratamento para refluxo:
Mudanças no estilo de vida
A verdade é que os indivíduos que possuem um estilo de vida menos saudável têm maior risco de desenvolver refluxo gastroesofágico e diversos problemas de saúde. Aliás, qualquer pessoa que sofre de refluxo deve seguir as seguintes recomendações:
- Manter um peso adequado;
- Evitar fumar ou diminuir o consumo de cigarro;
- Não se deitar até 2 horas após comer, é neste período que existe uma maior quantidade de ácido no estômago;
- Evitar o uso de roupas muito apertadas;
- Manter a cabeceira da cama mais elevada que os pés;
Modificações na dieta
- Fazer refeições a cada 3 horas, com menores quantidades de alimentos;
- Consumir vegetais e frutas;
- Evitar alimentos industrializados, carnes vermelhas e frituras;
- Diminuir o uso de algumas bebidas, como refrigerantes, bebidas gaseificadas, café e bebidas alcoólicas.
Uso de medicamentos
Normalmente, os medicamentos utilizados para combater o refluxo são prescritos em situações de crise, que podem ser desencadeadas pelo consumo excessivo de alimentos específicos. Entretanto, a utilização contínua desses remédios é indicada para pacientes que apresentam sintomas frequentes e intensos. Alguns exemplos de tais medicamentos incluem:
- Antiácidos: são responsáveis por neutralizar a acidez do estômago e evitar a sensação de queimação no esôfago;
- Inibidores da produção de ácido: são encarregados de inibir a produção de ácido no estômago, reduzindo a queimação provocada pelo refluxo;
- Aceleradores do esvaziamento gástrico: esses tipos de medicamentos aceleram o esvaziamento do estômago, diminuindo o tempo que o alimento permanece no órgão;
- Protetores gástricos: os protetores são responsáveis por formar uma barreira protetora na mucosa do estômago e do esôfago, reduzindo a queimação causada pelo ácido do estômago.
É importante ressaltar que o uso de medicamentos para tratamento do refluxo gastroesofágico deve ser acompanhado por um médico, responsável por avaliar cada caso e indicar as doses adequadas e o tempo de tratamento.
Cirurgia
A cirurgia é geralmente aconselhada como último recurso no tratamento da doença do refluxo gastroesofágico, principalmente nos casos mais complicados, quando os sintomas não melhoram com as outras opções de tratamento mencionadas anteriormente.
Em casos como esse, a cirurgia tem como objetivo fortalecer o esfíncter esofágico para evitar o refluxo do ácido gástrico para o esôfago. Existem duas formas de realizar essa intervenção: a clássica, com um corte no abdome; ou a minimamente invasiva, por meio de laparoscopia ou cirurgia robótica, que consiste em pequenos furos na pele.
Aliás, a técnica escolhida para cada caso deve ser sempre decidida em conjunto com o médico especialista.
Caso necessite de tratamento para refluxo gastroesofágico, você pode agendar uma consulta com o Dr. Raphael. Ele é especializado no diagnóstico e tratamento desse problema de saúde, sempre buscando oferecer o melhor cuidado possível ao paciente. Entre em contato para mais informações.